sábado, 26 de novembro de 2011

Indios + Puritanos + Turkey Bird = Thanksgiving Day

Dizem que foi Cristóvão Colombo quem, pela primeira vez na história, fez referência ao peru. Consta que o navegador chegou à América nos idos de 1492, mas pensou ter chegado às Índias e, certo disto, deu o nome de galo da índia a uma ave robusta encontrada em território americano.

A história registra também que a ave tinha excelente padrão gastronômico e por isso foi servida em banquete, em 1549, à rainha Catarina de Médici e, desde então, teve sua fama espalhada pelas cortes européias, passando a ser símbolo de iguaria para grandes ocasiões. Reza, ainda, a história que o sucesso desta ave se deve, em grande parte, aos jesuítas, que começaram a criá-la em larga escala ao redor do mundo.

Depois dos terem levado as aves para a Europa Continental, comerciantes turcos levaram a ave para a Inglaterra, logos os ingleses pensaram que se tratava de uma ave provinda da Turquia, por isso o nome em inglês ficou como turkey bird. 

Quando os puritanos chegaram na America do Norte, se depararam com a enorme quantidade de perus que pensavam antes se tratar de uma ave vinda da Turquia e não da América. Com ajuda dos indios, plantaram milharais e criaram perus em grande escala. 




O Dia de Ação de Graças




O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.
O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes.

Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

Manda a tradição que o presidente da República seja presenteado com um peru no Dia de Ação de Graças. Quem faz a oferta é a associação americana de criadores e o peru presenteado recebe do presidente um indulto, livrando-se da panela e passando a viver em liberdade em alguma das muitas propriedades oficiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário